quarta-feira, 14 de março de 2012

Física e Futebol

O ensino de Física, como é bastante aceito no meio acadêmico, é uma atividade de grande complexidade, que exige diversas abordagens teóricas e práticas para que mestres e discentes consigam obter sucesso nos seus objetivos. Entretanto, conseguir que os objetivos de ensino-aprendizado da disciplina de física sejam alcançados no ensino médio exige que uma série de dificuldades sejam superadas. Entre estas dificuldades, no que diz respeito ao professor, é possível citar a insatisfação com os métodos tradicionais de ensino, a insuficiência do livro didático, as dificuldades para a utilização do laboratório didático de Física, as dificuldades para contextualizar o conteúdo, o pouco tempo para planejamento, as dificuldades para se usar as novas tecnologias da informação, entre outros (REZENDE, 2000).

Neste texto (ver link) apresenta-se o resultado de uma atividade que procurou motivar os estudantes de um curso de mecânica do ensino médio contextualizando alguns conceitos físicos numa atividade de interesse para a maioria deles – uma partida de futebol. Ou seja, entre os vários problemas enfrentados pelos professores de física do ensino médio procurou-se trabalhar a questão da contextualização do conteúdo. Como asseverado por alguns estudiosos, é importante que o ensino de Física nos cursos de ensino médio tenha entre várias características a abordagem de situações reais e que apresente elementos próximos da vivência do aluno (MOREIRA, 2000). Assim, esperava-se conseguir um maior envolvimento por parte dos estudantes nas aulas de mecânica e, como conseqüência, um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem.

Fonte: Conceitos de momento linear e energia discutidos através de uma partida hipotética de futebol. J. Gláucio da Silva, P.T.C. Freire, Atas do XVIII SNEF, 2009.
Link para o trabalho (em pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário